Logotipo2.png
WhatsApp Image 2021-09-20 at 14.32.09.jpeg
WhatsApp Image 2021-09-20 at 14.32.09 (1).jpeg
WhatsApp Image 2021-09-20 at 14.32.09 (2).jpeg
WhatsApp Image 2021-09-20 at 14.32.10.jpeg
Alface Romana Sauté
Logotipo2.png
Dicas de Alimentos para
Controle da Diarréia

Dica para pacientes que precisam consumir mais fibras ou que tenham dificuldade em comer salada cruas .

Morangos.jpg
Logotipo2.png

A diarreia cursa entre os sintomas mais prevalentes nas doenças intestinais, sejam elas as doenças inflamatórias, as intolerâncias entre outras. No dia a dia do consultório recebemos muitas dúvidas devido as inúmeras restrições que os pacientes se impõe, de fato, diarreia não é agradável a ninguém e muito limitante no cotidiano do paciente, então preparei estas dicas, porém reitero TODO processo de diarreia tem uma CAUSA, portanto não retarde sua consulta com um gastroenterologista para buscar esta causa e o melhor tratamento .

 

  1. Alimentos como batata, mandioquinha, chuchu, cenoura, abóbora e mandioca podem ser servidos bem cozidos, na forma de purê ou levemente refogados em um pouco de óleo ou para quebrar a monotonia cozinhe e coloque uma colher de manteiga sem lactose por cima e grelhe no forno .

  2. Arroz, polenta e macarrão são boas opções e você pode agregar sabor a eles, veja a receita afetiva no site e também podem ser cozidos na água do legumes do item 1.

  3. Tenha a “mãozinha” leve ao agregar óleo e gorduras as preparações, evite despejar na panela, use uma colher de sopa para medir.

  4. Prefira frango e peixe, carne vermelha usar cortes magros como: músculo, patinho e coxão mole. Ovos podem ser usados mas prefira preparações cozidas, pochê ou mexido.

  5. Grãos como feijões, lentilhas e grão de bico somente o caldo, deixe sempre os grãos pelo menos 12 horas de molho e descarte essa água antes de cozinhar.

  6. Evite leite e derivados na fase de doença ativa, e cuidado com produtos sem lactose eles contem GORDURA como os produtos com lactose (vide abaixo).

  7. Frutas: maçã, banana, pera, caqui, goiaba são as campeãs na diarreia mas morangos e kiwi podem ser usados também, todas podem ser consumidas como sucos, use água de coco, gengibre, erva cidreira para fazer estes sucos e “sorbets” veja dica ninja.

  8. Biscoitos, pães e torradas podem ser consumidos e bolos sem recheio , troque o leite das receitas por suco de frutas .

  9. Evite colocar muito açúcar as preparações e retire TODOS os temperos industrializados (ISSO NÃO É DE DEUS rssss).

  10. Hidratação na diarreia é muiiiitoooooo importante, vale chá gelado (hortelã, melissa, camomila, erva cidreira, erva doce, aniz estrelado, alecrim) não adoçar demais e evitar usar mel ou xilitol, sucos variados, água saborizada são bem vindos .

VEJA SÓ:

  • Mussarela com Lactose = 7,0 g uma fatia de 30g

  • Mussarela sem Lactose = 8,0 g uma fatia de 30g

  • Leite com Lactose = 6,0 um copo de 200ml

  • Leite sem Lactose = 6,0 um copo de 200ml

 

* Está vendo? Têm gordura igual !

 


Dica Ninja : “Sorbet de Banana”, pegue uma banana nanica, corte em pedaços e 3 morangos e congele, no liquidificador coloque as bananas congeladas e os morangos, se desejar coloque um pouco de leite sem lactose, ou água de coco. Bata por uns 5 minutos e está pronto essa delicia bem fresquinha .

 

Dica Ninja: Suco ZEN (inventei agora esse nome rsss), 1 limão e uma xícara de capim cidrão fresco (na feira vende ou em lojas de orgânicos), um pouco de açúcar, bater no liquidificador e coar colocar para gelar, pensa em um suco delicioso .

Dicas de Alimentação da DRGE
(Doença do Refluxo Gastroesofágico)
chá.jpg
Logotipo2.png

A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), pode ocorrer em todas as idades, desde bebezinhos até idosos, ela se dá quando, mecanismos que impedem o conteúdo ácido do estômago falham e este conteúdo retorna para o esôfago, uma das consequências é a esofagite. Muitos pacientes chegam no consultório com muita salivação, dor retroesternal (aquela no meio do peito), podem ter vômitos e mau hálito . Portanto a alimentação é fator importantíssimo no tratamento deste distúrbio, MAS nunca deixe de tomar as medicações prescritas pelo seu médico mesmo que os sintomas acima desapareçam, afinal esse é o objetivo.

 

Em relação a alimentação seguem algumas dicas para alívio dos sintomas e tratamento:

  1. Em relação aos açúcares, o paciente deve evitar alimentos açucarados,  doces como goiabadas, marmeladas, sucos tipo néctar ou muito concentrados.

  2. Em relação as gorduras, essas são bem chatinhas para quem tem refluxo , por isso é bom diminuir o consumo na fase mais crítica da doença, evite frituras, creme de leite, manteiga e margarina em grande quantidade, nessa fase alimentos desnatados são bem vindos.

  3. Em relação as proteínas, as proteínas de carnes branca (Aves e Peixes) são melhor toleradas na fase crítica, para as carnes vermelhas é importante escolher cortes magros e evitar preparos como bolinhos, empanados, já os grãos (leguminosas) como feijão, grão de bico, lentilhas são excelentes, mas pouco tolerados no inicio da doença então vá colocando na dieta de forma gradativa.

  4. Separe seu dia alimentar da seguinte forma: café da manhã / lanche no meio da manhã/almoço/lanche da tarde/jantar e lanche da noite. Faça pequenas porções que sejam variadas.

  5. DICA NINJA => faça gelinho de água de coco, use as forminhas redondas e vá chupando um a um para melhorar o pH da boca e aliviar náuseas e a o mau hálito.

  6. Evite tomar antiácidos logo após as refeições eles podem atrapalhar a absorção de alguns nutrientes importantes.

  7. A temperatura das refeições devem ser adequadas , normalmente alimentos quentes provocam dor e salivação e alimentos frescos e gelados tendem a dar alívio.

  8. Evite TODOS os condimentos prontos de catchup a caldos de carnes etc. etc. etc. (ISSO NÃO É DE DEUS rsssss), vá aos poucos usando temperos frescos, sentindo o sabor que eles agregam as preparações, use salsa, cebolinha, hortelã, alho, nirá, orégano fresco.

  9. É importante manter um peso adequado, pois a obesidade assim como a magreza dificultam o tratamento nutricional. 

  10. DESEMBALE MENOS, DESCASQUE MAIS .